Mais uma deliciosa série de época da BBC

“Vivemos os últimos anos cercados por todos estes monumentos ‘ao que poderia ter sido’”.

Eu sei, desgarrada da cena de onde a pincei, esta fala não tem grande impacto. Mas no contexto de um episódio da minissérie “Lark Rise to Candleford” (BBC, 2008), conectou-me, instantaneamente, a sentimentos não-ditos nos diálogos deste romance tipicamente inglês. Digo “tipicamente” no melhor sentido, pois minhas experiência com autoras inglesas da era vitoriana tem provado, a cada nova obra descoberta, que nada há de trivial ou superficial nos diálogos cheios de subtextos de suas obras – escritas ou filmadas -,  por mais que pareçam formais e frívolos à primeira vista.

Mais uma série de época a levar (e merecer!) o selo BBC de qualidade em produções de época, “Lark Rise to Candleford” é baseada na trilogia formada pelos livros “Lark Rise”, “Candleford” e “Candleford Green”, escrita por Flora Thompson – sim! outra das minhas “inglesas românticas” favoritas. Semi-biográfica, a obra narra memórias da jovem Laura Timmins, vividas numa região rural ao nordeste da Inglaterra, no século 19. O pano de fundo é o cotidiano de duas comunidades vizinhas, uma essencialmente rural e habitada por camponeses pobres, e outra um vilarejo que reúne a porção mais urbana e de melhor situação da população. Laura nasceu em uma e é enviada a viver em outra ao chegar à adolescência. É quando passa a relatar em um diário as diferenças que observa entre os dois mundos e que, muitas vezes, a fazem sentir-se dividida.

Diferentemente dos romances da magnânima Jane Austen, ambientados entre a aristocracia rural, “Lark Rise…” mostra a realidade de trabalhadores da terra que mal conseguiam ganhar o pão de cada dia e entre os quais saber ler era considerado um luxo quase desnecessário. Solidariedade, honestidade e valores humanos genuínos pautam a convivência das famílias (alguns episódios me emocionaram às lagrimas).

É um produto de época romântico e leve, ideal para Sessões da Tarde.

1 menção

  1. […] Links relacionados: O Cinema e a TV Adoram Jane Austen Depois de Orgulho e Preconceito Pequenas epifanias de (mais) uma inglesa romântica […]

Comentários foram desabilitados.