FÉRIAS! (e uma última dica)

Lark Rise to CandlefordÉ com imenso prazer que informo que o CINÉLIDE ficará mais de uma semana sem postagens desta vez. O motivo é dos mais legítimos. Sua autora está entrando em merecidas FÉRIAS!!! E desta vez não é para ficar só em casa se entupindo de filmes e seriados para viajar apenas na imaginação… vou viajar DE VERDADE, rever amigos queridos e conhecer outras naturezas.

Mas claro que não me despeço sem um comentariozinho…rs

Durante as últimas semanas assisti às três temporadas de “Lark Rise to Candleford”, série sobre a qual comecei a falar no último post.

Reafirmo a dica: principalmente para quem curte produtos de época (mas não só), a série é ‘MA-RA-VI-LHO-SA”!!!

As memórias semi-biográficas da autora Flora Thompson descrevem o cotidiano de duas comunidades vizinhas, uma essencialmente rural e muito pobre, habitada por camponeses, e outra um vilarejo que reúne a parte mais urbana da localidade, mas nem por isso mais rica. Entre as duas, nossa protagonista Laura, empregada no escritório postal da cidade, observa com carinho e poesia a luta de uns e outros para viver cada dia.

Diferentemente dos romances de Jane Austen, ambientados apenas entre a aristocracia rural, “Lark Rise…” mostra a realidade de trabalhadores da terra que mal conseguiam ganhar o pão de cada dia e entre os quais saber ler era considerado um luxo quase desnecessário.

Solidariedade, honestidade e valores humanos genuínos pautam a convivência das famílias. Alguns episódios me emocionaram até as lágrimas, como o 4º da terceira temporada, em que a comunidade rural é surpreendida, em plena colheita (essencial para a sobrevivência de todos durante o inverno), por um surto de catapora. Não darei detalhes, claro, para evitar spoiler, mas adianto que o sentido de comunidade e o amor que fazem com que aquela gente siga em frente em meio a adversidades tão desanimadoras é para fazer chorar mesmo.

Procurem por esta série! Até daqui algumas semanas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *