‘Melhor a cada dia’

Silvia Pereira

Sempre invejei as respostas de meu colega José Manuel Lourenço àquelas protocolares perguntas “Como vai?” ou “Tudo bem?” (para a qual ninguém quer uma resposta de verdade):

“Eu estou sempre bem, estou sempre bem!”, responde nosso Mané. E está mesmo. Por escolha, vontade, chamamento, que o universo entende e obedece.

Fiz yoga, cresci no espiritismo e sou uma curiosa das filosofias que o livro “O Segredo” compilou, por isso acredito que a palavra é uma forma-pensamento com o poder de transformar a nós e nosso entorno.

Na prática, porém, eu nunca conseguia responder aos cumprimentos como o Mané. Se tentasse, tinha certeza de que me sentiria ridícula e falsa aos olhos de todos, porque não basta dizer qualquer coisa da boca pra fora. Apesar de toda teoria que eu engolia, nunca fui, assim, uma otimista – pense numa espírita sem muita fé.

Saber não é acreditar.

Daí que, concentrada na recuperação de minhas fraturas, desenvolvi uma percepção de como a melhora física respondia a meu esforço fisioterápico devagar e muito sutilmente… cada dia um movimentinho novo, uma dor um pouco menor, um músculo começando a acordar.

Tudo a conta-gotas, mas acontecendo… e eu vendo/sentindo.

Passei a acreditar que toda e qualquer melhora continuaria vindo assim, um pouquinho por dia, contanto que eu continuasse fazendo minha parte.

E veio.

De repente – e sem perceber, juro – já estava respondendo àquelas perguntas-cumprimento das pessoas com um: “Melhor a cada dia”. E sempre me lembrava rapidamente do Mané ao responder.

Eu, que sempre temia o pior, aprendia assim a acreditar no melhor.

Quase posso sentir os machucados de dentro começarem a melhorar também.

O universo encontrou seu jeito de me ensinar.

Link permanente para este artigo: https://palavreira.com.br/melhor-a-cada-dia/

3 comentários

    • Adriana Brógio em 18 de junho de 2017 às 15:03
    • Responder

    Esse é o propósito divino: melhor a cada dia! Muito bom!

    • Thaís Ismail em 17 de junho de 2017 às 11:46
    • Responder

    Querida, nasceu mesmo a escritora. O universo libertou a sua alma pensante em textos belíssimos. Nossa mestra Ele ficará encantada. Eu estou!!! ♡♡♡♡ Mil beijos

    • Heloísa Sampaio em 14 de junho de 2017 às 22:03
    • Responder

    Ficou muito interessante a aquarela do setênio com esse reflexo e o que o mesmo representa na sua vida. Curta casa momento de sua nova fase da vida. Bj

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.